Os cães da Disney - Parte II

Hoje vamos falar dos cachorros do Donald... Muitos vão pensar no mais famoso deles, Bolívar, mas ele está longe de ter exclusividade como melhor amigo do Pato. 

Ao longo dos anos, as tiras e histórias colocaram diversos cães na vida dos patos. Alguns por longos períodos, outros por uma única vez. Mas sempre com muito humor. Vamos a eles...

Bolívar
Em abril de 1938, Bob Karp resolveu usar o cão criado por seu colega Homer Brightman dias antes em uma tira do Pato Donald, mas agora como “parceiro” do Pato. Considera-se a tira de Homer como a primeira do São Bernardo de estimação do Donald, mas pode-se perceber que nessa primeira tira o clima não é lá muito amistoso entre eles.  A partir de então, ele foi bastante recorrente nas tiras do Pato, aparecendo em uma centena delas (muitas inéditas por aqui, diga-se de passagem).

Carl Barks gostou da ideia e adotou o cão em pelo menos 10 de suas histórias, sendo “Que cachorrada, Tio!” de 1944 (que saiu aqui na Edição Extra 123 e O Melhor da Disney 17) a primeira em que ele aparece.  Mas os dinamarqueses e holandeses também gostaram do cão e ele figura em muitas histórias feitas nestes dois núcleos até hoje. Até os italianos usaram Bolívar em algumas histórias nos anos 60.

Bolívar teve vários nomes ao longo das histórias por aqui, como Borralho, Bernardino, Bernardo, Bernardão... Depois dos anos 70 passou a ser apenas Bolívar.

Ele também apareceu em muitas capas por aqui e pelo mundo...



Corisco
O Bolívar tem um filhote, o Corisco, que também apareceu em 13 tiras e uma história (de Carl Barks, por sinal, mas apenas em 3 quadrinhos e sem nenhuma referência a ser ele) entre 1945 e 1956. O pequeno São Bernardo é tremendamente arteiro. Nos anos 50 aqui ele também foi chamado de Barnabé, Adamastor, Leão e Bingo. Aliás, quase todas as aparições do Corisco foram publicadas por aqui ainda nos anos 50 (aparentemente 2 tiras continuam inéditas).


Se considerarmos apenas as tiras, Donald e sobrinhos contracenaram com muitos cães ao longo dos anos. A imensa maioria servindo apenas de complemento de cena para uma tira só. Mas alguns figuram em várias ocasiões. Entre esses cito alguns que considero interessantes:

Fido
 Fido, era um Cocker Spaniel adulto que apareceu pela primeira vez em uma tira de julho de 1947. O Inducks contabiliza 49 aparições dele nas tiras entre 47 e 53 e uma em 64, mas este último é visivelmente outro cão.

  


  
Fido
Mas há outro Fido, que se confunde com o outro em várias tiras, nomeado no Inducks como Fido from ZD 59-07-19 (que indica sua origem na tira diária de 19 de julho de 59). Este é um filhote, caracterizado como branco em algumas tiras e marrom em outras. Já nas tiras dos anos 70, ele aparece mais adulto, confundindo-se com o Fido de 47. Ele aparece em 115 tiras americanas entre 1959 e 1974, e outras 4, sendo 3 brasileiras, mas com o Zé Carioca, e uma dinamarquesa (estas, todas de 1965). Acredito que por se tratar de um filhote, tenha causado um maior apego junto às crianças e por isso teve maior longevidade.


                            
Taffy
Outro que se confunde com os Fidos é o Taffy (sem nome em português), originário de uma tira dominical de maio de 1953 (o Inducks inclusive o chama de Taffy from ZD 53-05-10, fazendo menção à tira de origem dele). Aparentemente um vira lata de médio porte adulto, que também aparece ora como branco, ora como marrom, ele é contabilizado em 46 tiras entre 53 e 63, mas com algumas variações em suas formas.

             
 Outros
Se for para considerar os de poucas aparições ou aparições únicas, dá pra perder as contas. Alguns exemplos...

Nas tiras 

     DD's dog from YD 61-04-04             DD's dog from ZD 57-06-09       DD's dog from YD 57-12-03
                     
Nas histórias

Snif – “Snif, o cão farejador” – Publicado aqui na revista Clube do Mickey 03 - 1979

Beco – “O aniversário é nosso” – Publicado na revista Pato Donald 1282 – 1976


Múmia – “Esse tio é uma múmia!” – Publicado na revista Pato Donald 1346 – 1977


Rabanete – “Plantando o sete” – Publicado na revista Zé Carioca 1475 – 1980


Sem nome – “Safari canino” – Publicado na revista Pato Donald 1859 – 1990


Loló – “Tico e Teco contra-atacam” – Publicado na revista Zé Carioca 1884 – 1990


 Dá pra perceber que os sobrinhos do Donald são especialistas em arrumar novos bichos de estimação, mesmo contra a vontade do Tio. Na maioria das vezes eles convencem o turrão a aceitar o animalzinho no final das contas.

Inclusive nas histórias de Carl Barks outros cães, além do Bolívar, também figuraram esporadicamente. Por exemplo:

A vida é dura” ou “The Talking Dog” (literalmente o cachorro falante) – Publicado a primeira vez no Pato Donald 109, de 1953.


Não maltrate os animais” ou “O amestrador” – Publicado aqui a primeira vez no Pato Donald 29 de 1952.

Existem outras histórias envolvendo cães, como as que o Donald é apanhador de cachorros (pelo menos 4 histórias, sendo 2 do Barks) ou onde o cachorro não é do Donald, mas tem papel fundamental na história.

Uma dessas histórias é “O melhor amigo do cão”, publicado na revista Zé Carioca 1377 e no Disney Especial 71, onde o Donald faz de tudo para salvar um caozinho perseguido por um grandalhão suspeito.



Outro bom exemplo é “Quem não tem cão, caça Kikibi”, publicado na revista Almanaque Disney 156, onde o Donald tenta achar um cão da rara raça Kikibi para receber uma recompensa.


O Donald também contracenou com o Pluto, o Cão, o Trambique, entre outros, mas daí, como pretendo falar deles futuramente, não contabilizei aqui.


Provavelmente tem mais informação interessante sobre a relação entre os cães e o Donald. Mas também há muitos outros caninos a serem abordados... então, até a próxima... Ah, se souberem de alguma história ou cão que deixei de fora, deixem nos comentários... 
Category:

1 comentários:

Divictor said...

invejável trabalho de pesquisa!

Post a Comment