Há 152 anos...

No dia 4 de Julho de 1865 era publicado pela primeira vez o livro "As Aventuras de Alice no País das Maravilhas", ou, mais comumente conhecido como, Alice in Wonderland (Alice no País das Maravilhas).  A obra infantil mais conhecida de Charles Lutwidge Dodgson sob o pseudônimo de Lewis Carroll é uma das obras mais célebres do gênero literário absurdo.


O livro conta a história de uma menina chamada Alice que cai numa toca de coelho que a transporta para um lugar fantástico povoado por criaturas peculiares e antropomórficas, revelando uma lógica do absurdo, característica dos sonhos. Este está repleto de alusões satíricas dirigidas tanto aos amigos como aos inimigos de Carroll, de paródias a poemas populares infantis ingleses ensinados no século XIX e também de referências linguísticas e matemáticas frequentemente através de enigmas que contribuíram para a sua popularidade. É assim uma obra de difícil interpretação pois contém dois livros num só texto: um para crianças e outro para adultos. O Wiki tem um artigo bem completo sobre a obra, vale a pena dar um bico por lá... o link tá no final da página.
Walt Disney adaptou a obra de Carroll para seu 13º longa-metragem em 1951 mantendo o título. 

O filme não foi o sucesso esperado pelo estúdio, mas com o tempo tornou-se um dos grandes clássicos da animação ao lado de Branca de Neve e Cinderela (seu antecessor nas telas). Também chegou a ser indicado ao Oscar de melhor trilha sonora de 1952, mas perdeu para "Um Americano em Paris".


 
Fonte:

0 comentários:

Post a Comment