MESTRE EUCLIDES "CHIN" MIYAURA


Olá Esquilos

Este foi o presente que ganhei do Mestre Chin: duas páginas (tamanho A3) em "arte final" original de uma história com Donald, sobrinhos e Margarida.
Esta história foi a primeira (ou uma das primeiras, ele não se recorda bem) das histórias que produziu para a Editora Egmont da Itália, quando já não trabalhava mais na Editora Abril.
Sim, nossos Mestres estão trabalhando para a Itália (Podavin também me contou isso), visto que aqui no Brasil não são valorizados.
Porém, não posso deixar de comentar que depois essas histórias são compradas da Itália pela própria Editora Abril.
Mas, é interessante observar a forma de trabalhar:
Ele recebe o roteiro e desenha com lápis de cor azul (inclusive prevendo o tamanho dos "balões") e em seguida faz a "arte final" com caneta preta.
Então a página é escaneada (sendo que o escaner é programado para "não ver" a cor azul, assim não é preciso apagar o lápis) e remetida via e-mail.
Lá chegando é inserido o letreiramento e as cores por via digital e a história segue para a gráfica.
Observem na foto maior a dedicatória autografada.
Vale dizer que Mestre "Chin" havia me prometido um presente na época em que o entrevistei, porém devido à quantidade de serviço e à falta de tempo, só me enviou um ano depois, pedindo muitas desculpas - não fosse ele um gentil cavalheiro - e me compensando pela demora com essa arte de valor incomensurável.

Abraços gerais

Cesar Brito

P.S.: o Mestre Euclides produz tanto que, ao ser questionado por mim, disse não se recordar do nome da história e nem quando e onde (se foi no Brasil também) ela foi publicada. Será que algum Esquilo conseguiria descobrir isso, baseado nos desenhos que aparecem nas fotos? Eu agradeceria muito.

2 comentários:

Esquiloscans said...

Pô Cesar! vc. tem vaga para herdeiro? ah ah ah ah

Luiz said...

Melhor desenhista Disney BR

Post a Comment