Orson Welles - 31 anos do Adeus ao cineasta que apavorou os EUA...

Há 31 anos, nos deixava George Orson Welles. 



Cineasta, diretor, ator e dublador, dirigiu vários sucessos do cinema, como Cidadão Kane, A Dama de Xangai e A Marca da Maldade. Além disso atuou e dirigiu em dezenas de outros filmes entre 1934 e 1985.

Mas Orson Welles ficou mundialmente famoso aos vinte anos graças à obra radiofónica, A Guerra dos Mundos, que causou grande furor nos Estados Unidos, quando muitos ouvintes pensaram que se tratava de uma transmissão real de uma invasão alienígena. Orson morreu de ataque cardíaco em sua casa em Hollywood em 10 de outubro de 1985, aos 70 anos. 

Enredo se torna realidade
Em 30 de outubro de 1938, a rede de rádio CBS interrompe sua programação para noticiar uma suposta invasão alienígena. Na verdade, nada mais era que um programa semanal, onde a história de A Guerra dos Mundos era dramatizada, pelo jovem Orson Welles, em forma de programa jornalístico. Entretanto, houve grande pânico devido a um mal-entendido: cerca de 6 milhões de pessoas sintonizaram no programa e metade delas fê-lo depois da introdução, em que se explicava que não passava de uma peça de ficção, calculou a própria CBS. Pelo menos 1,2 milhão de pessoas acreditou ser um fato real, meio milhão teve a certeza de que o perigo era iminente, entrando em pânico, sobrecarregando as linhas telefônicas, com aglomerações nas ruas e congestionamentos, causados por ouvintes tentando fugir do perigo. O caos paralisou três cidades. O programa foi um sucesso de audiência, fazendo a CBS bater a emissora concorrente NBC.
Trecho do artigo dedicado a Guerra dos Mundos na Wikipedia.

A Guerra dos Mundos foi adaptada para os quadrinhos Disney em 1987, com Roteiro de Alessandro Sisti e desenhos de Maria Luisa Uggetti. Ficou inédita no Brasil até 2010, quando saiu na edição 14 da série Clássicos da Literatura. 


Mas os Esquilos tiveram o privilégio de ler essa bela adaptação muito antes, no especial que traduziu a aventura italiana...


Por Claudio Jurischka


0 comentários:

Post a Comment