14 de Março - Dia do Quadrinho Nacional

Sei que pode parecer estranho para fãs de quadrinhos Disney comemorar o Dia do Quadrinho Nacional, mas o Brasil já esteve a frente da produção mundial de quadrinhos Disney.

E poucos personagens são tão brasileiros quanto o nosso Zé Carioca.



A produção nacional iniciou-se timidamente no finzinho de 1959, com a história "Papai Noel por Acaso" do Jorge Kato, estendeu-se com o passar dos anos, tornando o Brasil um dos principais produtores que quadrinhos Disney ao longo dos anos 70 e 80. Eram vários profissionais em um núcleo que produzia dezenas de histórias todos os meses. Muitos são os Mestres nacionais consagrados não só no Brasil, mas pelo mundo a fora com seu talento. Não vou nomeá-los aqui, pois certamente esqueceria de alguém e não acho justo, uma vez que todos tiveram seu quinhão de importância ao longo dos anos.

Abaixo raras imagens da redação Disney da Abril, no final dos anos 70, publicada na revista Clube do Mickey 02.


A produção nacional ensaiou uma retomada com histórias produzidas no Brasil em 2013. A primeira história, "Um Crocodilo no Rio" foi lançada na revista Zé Carioca 2380, de fevereiro de 2013. Infelizmente essa retomada foi bastante singela (aproximadamente 40 histórias ao longo de 2013 a 2016) e foi "congelada" em meados de 2016.

Nossos Parabéns a todos os que fizeram e fazem ainda hoje a nossa alegria, perpetuando os quadrinhos Disney em nossas vidas.


0 comentários:

Post a Comment