Muito prazer, eu sou... Bebeto

... ou Beto, para alguns...


Bebeto foi criado pelo genial Barks como amigo dos sobrinhos do Donald, um tanto abobalhado... sempre meio 'perdido'... Praticamente um contraponto aos espertos patinhos.

Ele apareceu em 3 histórias do mestre entre 1944 e 1946. Ficou anos sem dar as caras oficialmente e apareceu novamente em uma história italiana de 1988, rapidamente... A partir do ano 2000 ele passou a ser figura constante nas histórias e tiras holandesas dos patinhos, chegando a figurar em 55 delas (a maioria inéditas por aqui).

A primeira aparição dele foi na história "Three dirty little ducks", nas revista Walt Disney Comics and Stories 43, de 1944. No Brasil essa história teve três publicações, a primeira no Mickey 11, "Os Tubarões" (remontada com outra história de Barks), depois na Edição Extra 127, como "Que cachorrada, Tio" e finalmente no O Melhor da Disney 17, em 2006, como "Os três patinhos sujos".


As duas outras histórias do Barks também sairam nas edições de O Melhor da Disney subsequentes...

Na edição 18 saiu a história "A moeda do azar", do original "Ten cents worth of trouble".


E na edição 19 saiu a história "O caozinho de sangue azul" do original "TheSmugsnorkle squattie".


Na história italiana os dois irmãos pedem ajuda ao amigo para desvirtuar o terceiro irmão que está apaixonado. A história foi publicada aqui na revista Pato Donald 2085, com o título "O tempo da paixão".


A última vez que ele foi visto por aqui foi na história "Muito além de lugar nenhum" publicada na revista Pato Donald 2394.


Mas há muitas histórias onde ele aparece que não foram ainda publicadas... Holandesas e Dinamarquesas, na maioria...  quem sabe num futuro não muito distante esse ilustre desconhecido, criado pelo mestre Barks em pessoa, volte a dar o ar de sua graça por aqui.... aqui algumas tirinhas onde ele aparece, respectivamente em 2008, 2009 e 2017...








0 comentários:

Post a Comment