E mais um grande e saudoso Mestre Disney estaria aniversariando hoje. Renato Vinicius Canini, ou somente, como é mais conhecido, Canini, completaria hoje 82 anos se não tivesse nos deixado em 2013.
![Resultado de imagem para Renato Canini](https://www.rbsdirect.com.br/imagesrc/15797402.jpg?w=700)
Nascido em Paraí, na serra Gaúcha, em 22 de fevereiro de 1936, Canini tem diversos trabalhos espalhados em publicações dos anos 70 (O Pasquim, Pancada e na mítica Crás), mas notabilizou-se com seu trabalho no mais brasileiro dos personagens Disney, o Zé Carioca.
Sua arte sempre foi bem destoante do padrão Disney, o que, certamente, causou-lhe alguma dificuldade inicialmente. Mas logo suas histórias ganharam o gosto dos leitores e proliferaram nas edições do papagaio ao longo dos anos 70. Eu mesmo torcia um pouco a cara para o desenho nas histórias dele no início, mas aos poucos me acostumei. Considero-o o Bill Sienkiewicz brasileiro...
São creditadas 232 histórias, quase todas com o papagaio a frente. Tivemos, em 2005, uma edição de Mestres Disney dedicada a ele, com direito até a história inédita. Mais recentemente, em 2015 o especial capa dura, Um Brasileiro Chamado Zé Carioca, também trouxe um apanhado da obra do autor.
![HR](https://inducks.org/hr.php?normalsize=1&image=https://outducks.org/webusers/webusers/2005/09/br_med_0005a_001.jpg)
![HR](https://inducks.org/hr.php?normalsize=1&image=https://outducks.org/webusers/webusers/2015/11/br_dcd_0009a_001.jpg)
Ainda cabe uma segunda edição para trazer o resto do material, certamente, mas é um bom apanhado do trabalho desse grande mestre e de sua contribuição para esse mundo maravilhoso das histórias Disney.
Fica aqui a nossa homenagem...
Três vivas para o Mestre...
Parabéns e obrigado por tudo...
Não vou me estender aqui sobre a obra dele e sua carreira, mas se quiserem conhecer um pouco mais...
Wikipédia - Renato Vinicius Canini
Site dos Esquilos - Mestre Canini
Adeus ao Mestre - Blog dos Esquilos
1 comentários:
Em um dos vídeos dele constantes no post de Adeus ao Mestre (outros dois estão off), em sua participação no FIQ, podemos observar a humildade deste saudoso artista. Artista que foi despedido da Abril/Disney por não se adequar ao "padrão" imposto pela Disney/USA, e que por ironia do destino foi homenageado com um volume de Mestres Disney, uma coleção incrível e que infelizmente não fez sucesso por ter sido lançada em uma época não muito adequada. Mas na história inédita desta edição ele arrebentou. Sua declaração no FIQ é hilária:"até hoje não entendi o roteiro, mas fiz o que sempre quiz fazer."
Descanse em paz. E obrigado por tudo!
Post a Comment