Tira do Dia


24/10/1958 - Banzé
Roteiro de Ward Greene, desenho de Bob Grant

3 comentários:

João Labrego said...

Prezados senhores:

Depois de ler todo o debate surgido nos demais blogs em função do pedido de cooperação de vocês no envio de scans de gibis dos anos 80, cheguei à conclusão de que jamais poderei fazer parte dessa seleta minoria de pessoas deste blog que tem tantos scans à disposição para baixarem e lerem à vontade.

Portanto, gostaria de propor-lhes um modo prático de adesão a este blog e vejam vocês se a sugestão é viável:

Vocês poderiam criar algo como usuários-assinantes que mediante o pagamento de uma quantia mensal via depósito bancário ou cartão de crédito teriam direito a baixarem uma certa quantidade de scans por mês.

É claro que se vocês não querem compartilhar o estoque de vocês, vocês tem todo o direito de assim procederem, mas por que vocês não dão uma abertura para nós, gibizófilos, de também terem uma oportunidade de usufruirem desse paraíso gibizesco que é o blog de vocês?

Acreditem: saber que vocês tem todas as revista em quadrinhos até 1979 faz com que eu me sinta como aquele garotinho pobre que fui nos anos 70 e que ao ver uma revista em quadrinhos na banca sentia vontade de chorar por não poder comprá-la.

Muito provavelmente, existem outros gibizófilos como eu que não veriam nenhum problema em pagar para ter acesso a tão vasto acervo.

Vocês poderiam até mesmo cobrar por quantidade de scans baixados como, por exemplo: quem pagar 50 reais por mês tem direito a baixar 100 scans, quem pagar 100 tem direito a 200 ou 300 scans por mês, e assim por diante.

Reflitam: todo esse acervo gibizesco que vocês possuem se não for para as demais pessoas lerem não tem valor nenhum pois quem empresta valor a esses scans somos nós, as pessoas.

Se eu pegar todo meu acervo gibizesco que fui acumulando ao longo dos anos e dar a um garoto de hoje, ele simplesmente apagará esses scans do HD externo que uso e usará o HD para outras finalidades.

Tenho quase 3 gigabytes de scans entre Walt Disney, Ebal, Tex, Zagor, Ken Parker, etc.

Se eu comento com alguém a respeito desse acervo todo mundo parece nem ligar mais para isso, ou seja, sou o único a emprestar a esse meu acervo um valor inestimável e não é porque é de graça não.

As pessoas não dão valor porque foram educadas nas escolas, ou melhor, doutrinadas politicamente, numa visão mais marxista da história e da sociedade, ao passo que nós, do tempo do regime militar, fomos doutrinados politicamente a ter uma visão positivista da história e da sociedade.

É por isso que hoje gostamos de gibis: porque suas histórias se enquadram nos moldes ideológicos em que fomos educados e muitas vezes, os gibis de hoje não surtem em nós o mesmo efeito que os antigos provocam.


Abraços, e torço para que vocês não façam ouvidos moucos às minhas palavras e procurem um jeito de incluir nós, os excluídos, mesmo que seja mediante um pagamento mensal.

Obrigado pela atenção.

Esquiloscans said...

Oi João,

Talvez a principal regra do grupo Esquiloscans seja não trocar scans por dinheiro. Não pretendemos lucrar com o que fazemos, apenas preservar para o futuro toda a maravilhosa história da Disney. Não queremos conflitos de direitos de autor e por isso não podemos cobrar um valor por scans. Até porque isso seria, como você fala, não dar acesso a quem não tem esse dinheiro para pagar. No dia que o grupo cobrar pelos scans o grupo acaba por violação dos direitos de autor. Aqui todo mundo pode aceder aos scans mediante certas regras que não envolvem dinheiro. E existem mil e uma formas de colaborar para ter acesso.
Todas essas questões que você colocou já foram discutidas nesse grupo inumeras vezes. A última das quais resultou numa parceria com alguns Blogs mencionados ao lado.
Convido voc~e novamente a colocar essas questões lá no e-mail. Sinta-se à vontade para discutir esses e outros assuntos. Vai ver você descobre uma forma de colaborar e poder aceder aos Scans. Foi assim que eu comecei...
Opiniões e sugestões de melhoria são sempre bem-vindas.

Abraços,
Mário Pereira

João Labrego said...

Prezado Mário:

Concordo com seu ponto de vista.

Não tinha pensado a respeito dos direitos autorais.

Vou verificar se há alguma outra forma de eu ter acesso a essa mina de ouro.

Post a Comment