Uma edição cheia de curiosidades...

A edição 1951 do Pato Donald, de Novembro de 1991 é realmente uma edição curiosa...


Primeiro que foi feita para render muito com pouco. Como fazer render uma edição? Fácil, remonte os quadrinhos, estique daqui, puxe dali, um zoom pra cá, outro pra lá... e assim, voilá... uma história de 8 páginas fica com 11... outra de 1 fica com 2... outra de 5 passa para 7... e gasta-se uma história a menos na montagem.


Outra coisa curiosa, mas aí no meu caso mais especificamente, é que no lugar do preço veio uma etiqueta dizendo "Esta revista é grátis". Bom, eu comprei no sebo, então não me beneficiei do altruísmo da campanha promocional, seja lá ela que tenha sido... infelizmente... Alguém ganhou ela? sabe qual foi a campanha?

Uma terceira coisa interessante, é que a primeira história, "O ás da aviação", com roteiro do Sueco Lars Enoksen e os belos desenhos do Argentino Daniel Branca, mostra o Tio Patinhas se metendo em confusão ao tentar reviver seus tempos de aviador. Estamos bem acostumados a ver o Donald entrar nessas arapucas, inclusive em quase todas as edições da época, mas ver o velho muquirana aprontar todas, destruir tudo e depois tentar fugir sorrateiramente, não é qualquer dia que vemos.

Mas o que mais chamou a atenção é uma gafe da Abril. Reparem que na capa tem um anúncio "Prof. Ludovico Responde: Por que os Aviões voam?". Provavelmente para aproveitar o mote da história inicial. Mas eis que a seção, normal nas edições da época, não aparece nessa. Temos o Prof. Ludovico sim, mas contando a história da água (a que foi remontada de 5 para 7 páginas, a propósito). Mas a seção de respostas não foi publicada. Falha grave.


Ah, e para fechar a edição, uma história muda do Donald, algo que apesar de não ser inusitado, não era lá muito comum aparecer nas edições por aqui, até onde me lembro.


por Claudio Jurischka





6 comentários:

BY LUIZ DIAS said...

Parabéns grande Cláudio Jurischka!
Seu post está excelente, e nos mostra curiosidades muito especiais! Que bom que o nosso blog voltou!

Um grande abraço!
Luiz Dias

Rui Maria said...

Legal Juris!

jrveras said...

Juris,ficou muito legal. De verdade!

jrveras said...

Juris,ficou muito legal. De verdade!

ruizander said...

muito jóia!
...agora fiquei curioso: existe essa parte do Prof. Ludovico falando sobre os aviões em alguma outra revista? talvez pudéssemos "consertá-la"!

Esquiloscans said...

Ainda não encontrei essa "matéria" em outra edição Rui, mas se encontrar eu aviso.

Post a Comment