Pena Kid e Xaxam...

Conhecem Xaxam, o invencível? Não? Pois saibam que ele foi o primeiro personagem idealizado pelo Peninha para as histórias em Quadrinhos da Patada (na verdade o segundo, o primeiro seria a Assombração da mansão do Barão, mas isso é uma outra história).

E sabiam que o Pena Kid foi ideia do Donald, não do Peninha? Pois é... Como era o desenhista, o Peninha criou o personagem do Donald com a própria cara e, de pirraça, criou o seu personagem com a cara do primo.


Pena Kid, personagem criado por Ivan Saidenberg  e Carlos Edgard Herrero na história "Quadrinhos e Adivinhos" (Pato Donald 1188 de Agosto de 1974) acabou se tornando o personagem oficial dos quadrinhos da Patada...  teve tanto sucesso que trouxe também outras caracterizações que inclusive extrapolaram a origem no jornal do Tio Patinhas para serem histórias por si só. Pena das Selvas, Pena Submarino e até o Pena das Cavernas protagonizaram dúzias de hilariantes histórias do travestido Peninha.

Interessante que nessa sua primeira história, tanto Pena Kid como Xaxam acabaram perdendo seu espaço para o Horóscopo. Só na segunda história (publicada como terceira) Pena Kid e Xaxam ganham suas histórias numa disputa acirrada entre a Patada e a Patranha...



A equipe de quadrinhos da Patada era realmente a frente do seu tempo... fazendo Brainstorming (tempestade cerebral, ao pé da letra) muito antes dos métodos de dinâmica de grupos serem populares. Aliás, essas equipes do Patacôncio não lembram umas certas pessoas que trabalharam com quadrinhos também?? Acho que o Julio Andrade poderia identificar praticamente todos aí... hehehe




Mas sou capaz de apostar minhas patacas que a única história do personagem Xaxam é a mais insana entre todas as desse "universo" de quadrinhos da Patada ("Xaxam, o invecível" publicado no Almanaque Disney 62 de julho de 1976).


4 comentários:

Anonymous said...

legal.
edson tayrone recife\ pe.

João Carlos said...

Melhor época da minha vida. Muita saudade.
(Néia e João)

Leitor Degibi said...

Muito legal estes posts. Fiquei curioso em ler esta HQ do Xaxam, mas observei que ela foi publicada no AD 62, e não no 76 como informado no post. E infelizmente este AD 62 ainda não está na rede. E pelos dados do Inducks, a HQ jamais foi republicada. Uma pena.

Obrigado

Paulo

claudio.juris said...

Opa... falha minha Paulo... estava vendo outra coisa no AD 76 e fui no embalo... Vou ser se posso colocar a HQ toda aqui...

Post a Comment