Primeiro de Abril - Dia da Mentira

Há muitas explicações para o 1 de abril ter se transformado no dia da mentira. A mais conhecida delas diz que a brincadeira surgiu na França. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de abril.
Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano se iniciaria a 1 de abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries. A brincadeira se espalhou para os países de língua inglesa, onde o dia da mentira costuma ser conhecido como April Fools' Day, "Dia dos Tolos (de abril)".
No Brasil, o primeiro de abril começou a ser difundido em Minas Gerais, onde circulou A Mentira, um periódico de vida efêmera, lançado no 1º de abril de 1828, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. A Mentira saiu pela última vez a 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.
* Fonte: Wikipédia

Nas histórias Disney esse é um tema bastante utilizado. Até o mestre Carl Barks usou do tema em suas tramas...
Nas histórias nacionais, também chegou a ser bem explorado...


Mas tem 1º de Abril espalhado por histórias dos 4 cantos...


Até nas capas é figura comum...


Particularmente não gosto dessa ideia de um dia "para mentir e enganar"... acho péssimo até como brincadeira, mas, nas histórias, isso até fica divertido. Afinal, ficção é ficção...


0 comentários:

Post a Comment