Aniversário de John Carey

Hoje o Mestre Disney americano, John Carey estaria completando 102 anos.


John Carey
John N. Carey nasceu em 4 de junho de 1915, em Saint Louis, no estado do Missouri, no Centro-Leste dos Estados Unidos. Começou sua carreira como animador da Warner Bros no final da década de 1930 e lá trabalhou nas animações de personagens como Pernalonga, Porcolino e Patolino até o início dos anos 50. 
A partir de 1952 ele começou a trabalhar nos quadrinhos para a Dell / Western Publishing, nos personagens da Warner, como Pica-Pau, Andy Panda e Coelho Osvaldo. Trabalhou em seguida com quadrinhos da Hanna-Barbera, como Zé Colméia e, nos anos 60 começou com quadrinhos Disney.
A primeira história atribuída ao desenhista é "Bandidos Atomizados" originalmente publicada em novembro de 1962. Mas ele começou mesmo a atuar a partir do final da década de 60, trabalhando com vários personagens, como Lalá, Lelé e Lili, Prof. Pardal, Escoteiros Mirins, Tico e Teco e, no final de sua carreira, o Ursinho Pooh.
Ao todo são 193 trabalhos catalogados no INDUCKS entre 1962 e 1982, praticamente metade deles em parceria com o roteirista Vic Lockman. Muitas histórias com a arte deste mestre ainda continuam inéditas em publicações brasileiras.



John aposentou-se em 1984 e faleceu em 11 de novembro de 1987, aos 72 anos. 
Fontes:

0 comentários:

Post a Comment