Parabéns
PATO DONALD
Pois é... O Donald surgiu em 9 de junho de 1934 quando foi ao ar "The wise little Hen" ("A galinha sábia"), da série "Silly Symphonies".
Essa imagem é do especial de 70 anos, totalmente remasterizada, claro...
Ao longo desses 83 anos o que não faltam são histórias pra contar... Boas, ruins, péssimas, ótimas, épicas, históricas... vai do gosto de cada um.
São milhares de histórias, centenas de animações, dezenas de filmes e milhões de fãs... Uma trajetória de muito sucesso.
Não vou ficar recontando a história dele... já tem muitas por aí... se você é de outro planeta, acabou de chegar e quer conhecer um pouco do pato mais famoso do mundo, tem alguns lugares bons pra fazer isso:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Pato_Donald
http://www.guiadosquadrinhos.com/personagem/pato-donald-(donald-duck)/583
Ou você pode ler uma das edições especiais que contam parte dessa história... A melhor delas é o especial de 80 anos que, apesar de ter saído em 2014, ainda pode ser encontrado nas livrarias e até algumas bancas por aí...
O bacana é ler todos os especiais, pois dá pra notar a evolução do pato ao longo dos anos...
A primeira edição especial de aniversário, e a que mais gosto, é a de 50 anos, de 1984, com sua capa dourada, muitas páginas, histórias maravilhosas... foi um deleite... e ainda vinha em um "pacote" com direito a um fac-simile da primeira edição, máscara e álbum de figurinhas (as figurinhas vinham encartadas nas revistas e até hoje não completei o maldito álbum...)
As edições de linha da época também trouxeram comemorações:
A edição de 60 anos também teve pacote, com uma edição em formato americano e um poster junto com a revista de linha, um pouco mais encorpada também. Até hoje, nunca vi esse maldito poster...
A edição de 70 anos não teve pacote, mas a edição em si foi um pouco mais caprichada, em um formato igual ao da serie do Barks que vinha saindo na época e também com direito a brinde (só com um postal, mas já é um brinde, considerando que eram tempos de crise para os quadrinhos Disney). Nas revistas de linha só um selo na capa da revista do Pato, mais nada...
Agora é esperar pelos 90, 100....
1 comentários:
Belo post, grandes recordações.
Obrigado!
Post a Comment