Aniversário do Pato Donald

Hoje o pato mais rabugento, mais esquentado, mais azarado e também mais famoso do mundo completa 83 anos.
Parabéns 
PATO DONALD


Pois é... O Donald surgiu em 9 de junho de 1934 quando foi ao ar "The wise little Hen" ("A galinha sábia"), da série "Silly Symphonies".



Levou um pouco mais de tempo para chegar aos quadrinhos, é bem verdade... pelos registros do INDUCKS, as tiras da "Galinha Sábia" saíram apenas em 16 de setembro de 1934 com roteiros de Ted Osborne e desenhos de Al Taliaferro.


 Essa imagem é do especial de 70 anos, totalmente remasterizada, claro...

Ao longo desses 83 anos o que não faltam são histórias pra contar... Boas, ruins, péssimas, ótimas, épicas, históricas... vai do gosto de cada um.

São milhares de histórias, centenas de animações, dezenas de filmes e milhões de fãs... Uma trajetória de muito sucesso.

Não vou ficar recontando a história dele... já tem muitas por aí... se você é de outro planeta, acabou de chegar e quer conhecer um pouco do pato mais famoso do mundo, tem alguns lugares bons pra fazer isso:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Pato_Donald

http://www.guiadosquadrinhos.com/personagem/pato-donald-(donald-duck)/583

Ou você pode ler uma das edições especiais que contam parte dessa história... A melhor delas é o especial de 80 anos que, apesar de ter saído em 2014, ainda pode ser encontrado nas livrarias e até algumas bancas por aí... 




O bacana é ler todos os especiais, pois dá pra notar a evolução do pato ao longo dos anos... 


A primeira edição especial de aniversário, e a que mais gosto, é a de 50 anos, de 1984, com sua capa dourada, muitas páginas, histórias maravilhosas... foi um deleite... e ainda vinha em um "pacote" com direito a um fac-simile da primeira edição, máscara e álbum de figurinhas (as figurinhas vinham encartadas nas revistas e até hoje não completei o maldito álbum...)


As edições de linha da época também trouxeram comemorações:


A edição de 60 anos também teve pacote, com uma edição em formato americano e um poster junto com a revista de linha, um pouco mais encorpada também. Até hoje, nunca vi esse maldito poster...



A edição de 70 anos não teve pacote, mas a edição em si foi um pouco mais caprichada, em um formato igual ao da serie do Barks que vinha saindo na época e também com direito a brinde (só com um postal, mas já é um brinde, considerando que eram tempos de crise para os quadrinhos Disney). Nas revistas de linha só um selo na capa da revista do Pato, mais nada...



Nas comemorações dos 80 anos, além do especial de capa dura, tivemos 4 temáticos com o Pato focando suas características, uma edição "comemorativa" no Pato Donald 2432 e uma história especial publicada no Pato Donald 2442 (mas só lá em 2015).




Agora é esperar pelos 90, 100....




1 comentários:

Leitor de Gibi said...

Belo post, grandes recordações.
Obrigado!

Post a Comment