Aniversário de Jorge Kato

Hoje, o primeiro e um dos maiores Mestres Disney brasileiros estaria fazendo 81 anos. O saudoso...

Jorge Kato


Nascido no pequeno município de Bastos, no oeste de São Paulo, em 30 de maio de 1936, Jorge Kato foi o primeiro brasileiro a desenhar oficialmente uma história em quadrinhos Disney. Ele começou a trabalhar para a editora Abril em 1953 como letrista e logo passou a desenhar capas para as revistas Mickey e Pato Donald. Também desenhou propagandas veiculadas nas revistas usando personagens Disney.


A primeira capa atribuída ao desenhista no INDUCKS


A primeira história, "Papai Noel por Acaso", veio em dezembro de 1959, e foi publicada na revista Pato Donald 424. Já na edição seguinte saiu outra história natalina com Donald e sobrinhos, "O Caso do Peru de Natal". 



Ao longo de seus anos trabalhando para os estúdios da Editora Abril, Jorge Kato desenhou centenas de histórias e outras várias centenas de capas, além de anúncios e atividades envolvendo os mais diversos personagens Disney. 


Kato também desenhou uma série de histórias conhecidas como "Versões Brasileiras" ou, no popular, "Zé Fraude", onde histórias estrangeiras com Mickey e Donald tinham estes personagens substituídos por um Zé Carioca redesenhado, o que acabou dando origem também ao Zico e Zeca, sobrinhos do Zé Carioca que substituíam os sobrinhos do Mickey ou do Donald quando preciso. 

Isso foi necessário para suprir o volume de histórias do personagem que aumentou quando este passou a ter sua própria revista no Brasil, alternado a publicação com a revista do Pato Donald (curioso é que a Editora optou por alternar mesmo a publicação e ela passou a sair a partir do número 479 do Pato, assim, as revistas de número par eram do Pato Donald e as de número ímpar eram do Zé Carioca).



A lista de seus trabalhos catalogados no Inducks você encontra AQUI.

Jorge Kato nos deixou no dia 7 de novembro de 2011. 

0 comentários:

Post a Comment