Dia Nacional da Mata Atlântica

Mata Atlântica é uma floresta tropical que abrange a costa leste, sudeste e sul do Brasil, leste do Paraguai e a província de Misiones, na Argentina. 
É um grande centro de endemismo e suas formações vegetais são extremamente heterogêneas, indo desde campos abertos em regiões montanhosas até florestas chuvosas perenes nas terras baixas do litoral. A fauna abriga diversas espécies endêmicas como o mico-leão-dourado e a onça-pintada. 


A partir da colonização europeia, e principalmente, no século XX, a Mata Atlântica passou por intenso desmatamento, restando menos de 10% da cobertura vegetal original, sendo que, no Brasil, restam apenas cerca de 7%, a maior parte na Serra do Mar.
A criação do Dia Nacional da Mata Atlântica foi instituída através do Decreto Presidencial de 21 de setembro de 1999. O dia 27 de maio foi escolhido em memória da famosa “Carta de São Vicente”, onde o Padre Anchieta teria descrito pela primeira vez as belezas das florestas tropicais do Brasil, em 1560.
Em 2009 a Disney lançou o documentário "Earth" que tinha como tema o meio ambiente e fez parte de um projeto de ajuda à Mata Atlântica brasileira. A empresa se comprometeu a plantar uma árvore na Mata Atlântica para cada ingresso vendido durante a semana de lançamento.
Mas até hoje o fundo de conservação da Disney ajuda nessa luta:

"ONG curitibana recebe apoio do fundo de conservação da Disney para proteger Papagaio-de-cara-roxa"

Quem conhece sabe o quanto a Mata Atlântica é linda em todas as suas formações. Seja na Serra do Mar, com toda a sua diversidade e imponência, seja na Mata de Araucárias, com suas escarpas, ou nos manguezais, nas restingas, nos campos ou qualquer uma de suas várias formas, a preservação desse rico sistema é essencial para todos nós.
O que não faltam são paisagens maravilhosas para nos inspirar.





Fontes:

0 comentários:

Post a Comment