Há 120 anos...

No dia 26 de maio de 1897 foi publicado pela primeira vez o romance de ficção gótica Drácula, do autor Bram Stoker.

O livro se tornou uma das histórias de terror mais famosas de todos os tempos e foi adaptado inúmeras vezes entre filmes, peças, romances e claro, quadrinhos.

O Rei dos Vampiros já esteve presente em diversas histórias do Universo Disney, mas em 2012 teve sua mais incrível adaptação, "Drácula de Bram Ratoker" pelas mãos de Bruno Enna (roteiro) e Fábio Celoni (desenhos) para a revista Topolino, e republicada em diversos países, inclusive no Brasil, na revista Pateta 17 (Out/12) e mais recentemente no especial de capa dura Disney Cinema (Out/15).


Inclusive na Itália a história teve direito a duas republicações de luxo, uma na Speciale Disney #60 (Nov/12) e outra na Topolino Limited De Luxe Edition #9 (Nov/16)


Tem outras "participações especiais" do Conde nas HQ's Disney:


O que não falta são Dráculas genéricos pelas histórias da turma... Conheça alguns:

Vampiro do Brejo - Tentou algumas vezes sugar o pescoço do velho Urtigão e da Firmina, mas claro que não conseguiu. Apareceu em pelo menos 3 histórias : "Vampiro do Brejo" - Urtigão 134 (Jul/92), "A volta do Vampiro do Brejo" - Urtigão 150 (Mar/93) e "Escola de Vampiros" - Zé Carioca 2026 (Jun/95).

Conde Dráquila - O Conde resolveu descansar justo no guarda-roupas do Zé Carioca. Claro que tumultuou toda a Vila Xurupita, em duas ocasiões: "Um vampiro incomoda muita gente" - Zé Carioca 1549 (Jul/81) e "A volta do Vampiro" - Zé Carioca 1629 (Jan/83).


Conde Patrácula - O Conde atormentou o Tio Patinhas e os sobrinhos, mas espantou mesmo foram os Metralhas quando esses tentaram invadir a Caixa-Forte com ele por lá. "O Conde Patrácula" foi publicada no Almanaque Disney 182 (Jul/86).


Conde Espátula - Um novo vizinho que foi logo se chegando pro lado da Margarida... Como se não bastasse o Gastão. "Noite Arrepiante" foi publicada na revista Margarida 239 (Nov/95).

E o que falar do ladão de ambulâncias que o Morcego Vermelho enfrentou em "O Vampiro", publicado aqui na revista Peninha 06 (Nov/82).


Dá pra ver que é um tema bem interessante e rende muita risada também quando abordado da forma certa...

Mas uma coisa posso dizer, se você assistiu o filme do Coppola e pensa que conhece a história, pense de novo e leia o livro... é muito, mas muito, muito melhor mesmo...


Abraços Vampirescos a todos.... huá, huá, huá...

0 comentários:

Post a Comment